Capobianco flor da idade

O envelhecimento do organismo acontece pelo fato das células somáticas do corpo irem morrendo e não serem substituídas por novas, como acontece na juventude. O motivo é que para a substituição poder acontecer, células somáticas têm de se dividir para criarem cópias que vão ocupar o lugar deixado pelas células que morrem.

Em virtude das múltiplas divisões celulares que a célula individual registra ao longo do tempo, os telômeros, que tem como função manter a estabilidade estrutural do cromossomo e proteger o DNA contra danos, são ligeiramente encurtados. Tais encurtamentos impedem a correta replicação dos cromossomos e a célula pode perder sua capacidade de divisão, levando a uma consequente diminuição do número de células. Fato pelo qual surgem as chamadas doenças da velhice.

Senescência é o termo utilizado para definir um envelhecimento saudável, já senilidade é o processo patológico de envelhecimento. Caracteriza-se por um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo: cardiovascular, respiratório, genital, urinário, endócrino e imunológico, entre outros.

Muitos adultos com idades entre 65 anos ou mais gastam, em média, 10 horas ou mais por dia sentados ou deitados, tornando-os o grupo etário mais sedentário. Eles estão pagando um alto preço por sua inatividade, com maiores taxas de quedas, obesidade e doenças cardíacas.

Pessoas idosas que passam a maior parte do tempo sentadas envelhecem significativamente mais rápido comparadas com o grupo mais ativo. O estudo foi realizado pelo grupo de voluntários Age UK, do Reino Unido.

Um estudo realizado com 1.500 aposentados comparou um grupo de sedentários que se mantinham sentados até dez horas por dia e outro de pessoas que faziam atividade física moderada por até 40 minutos. Os sedentários pareciam até oito vezes mais velhos do que os ativos.

Por isso, conforme envelhecemos, torna-se ainda mais importante permanecermos ativos, pois as funções do nosso corpo declinam e a atividade física ajuda a retardar essa degeneração.

A crença de que a velhice está associada, invariavelmente com profunda debilidade intelectual e física, entretanto, é um mito.

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

sbgg.org.br ||globoesporte.globo.com

Agende já a sua avaliação!

ContatoContato

Não encontrou o que precisa? Separamos alguns links que podem te ajudar!

Ainda precisa de ajuda? Temos algumas dicas rápidas para você!

Postura

Alongamentos

Dor