fbpx

As dores nas costas têm sido responsáveis pela grande procura em consultas médicas. Aproximadamente 80% da população sofre de dor na coluna, trata-se de uma queixa muito comum e que pode acometer todas as faixas etárias.

Em alguns casos, a dor nas costas é associada a alguma alteração postural, uma vez que hábitos inadequados de postura podem comprometer a saúde da coluna vertebral, contribuindo para o surgimento das dores.

Principais lesões na coluna vertebral:

– Lombalgia

– Escoliose

– Cifose torácica

– Hiperlordose

– Discopatia degenerativa

– Artropatia degenerativa

– Hérnia de disco

– Protusão discal

– Abaulamento discal

Na grande maioria dos casos, tais desconfortos na coluna acarretam desde de comprometimento na mobilidade, alteração da postura, dificuldade para caminhar, diminuição da força muscular, mudanças no estilo de vida, até em afastamento do serviço…ou seja, tendo ligação direta com as atividades diárias do paciente.

Desta forma, é recomendado realizar um tratamento específico para reabilitar a dor, melhorar a funcionalidade, ajustar a postura, aprimorar a força, além de orientar o paciente quanto aos cuidados pessoais no dia a dia.

Dicas de como melhorar a dor na coluna:

  • Manter a coluna ereta e apoiada quando estiver sentado, o joelho em 90 graus e os pés apoiados no chão
  • Quando deitado, posicione-se de lado e coloque um apoio de joelho entre as pernas, para que assim, consiga obter um alinhamento da coluna em relação ao quadril, evitando as torções das vértebras, ocasionando em um maior relaxamento da coluna
  • Realizar compressas quentes para aliviar a dor e promover uma diminuição da tensão no local
  • Massagens corporais são muito indicadas, a fim de promover um maior relaxamento da musculatura da coluna
  • Realizar alongamentos para aumentar a flexibilidade muscular, diminuindo as dores no local
  • Mude de posição a cada duas horas, evite permanecer muito tempo em pé ou sentado
  • Use calçados baixos e confortáveis
  • Mantenha sempre o peso ideal, o sobrepeso pode acarretar em uma piora do quadro do paciente
  • Movimente o seu corpo, realize atividades corporais com o objetivo de melhorar a mobilização ativa global, aumentar a força muscular, aprimorar a funcionalidade, diminuir a dor e a limitação presente, melhorar a flexibilidade muscular, além do importante objetivo de estabilizar a coluna, deixando forte e ativa a musculatura central do corpo

Caso a dor nas costas permanecer, o recomendado é procurar um especialista para diagnosticar e desenvolver um plano terapêutico adequado. Por isso, procure um Fisioterapeuta de sua confiança para que você continue desfrutando de uma vida saudável.

Fontes: www.herniadedisco.com.br || www.itcvertebral.com.br

Deixe um comentário

Atendimento Whatsapp - Bruna Capobianco
Atendimento Whatsapp - Bruna Capobianco