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Dores no inverno

Para muitas pessoas o inverno é a melhor estação do ano, já para outras é a pior, pois uma parte da população sofre com dores e resfriados durante esse período.

Com a baixa temperatura externa, o sistema nervoso central realiza contrações musculares de forma involuntária para manter o corpo aquecido. Sendo assim, o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante. Em resumo, o nosso corpo procura constantemente manter o calor, buscando o equilíbrio térmico. Nas articulações, o líquido sinovial que fica mais espesso com o esfriamento do corpo, pode limitar os movimentos e gerar incômodos.

A prática de atividades físicas durante o inverno deve ser mantida, entretanto, realizada com muita cautela. Os terminais nervosos ficam mais sensíveis e tornam qualquer dor mais intensa. No frio, a musculatura tende a ficar rígida naturalmente, por consequência, o corpo fica mais suscetível a lesão. Para diminuir esse risco, é fundamental aquecer os músculos antes de qualquer atividade física, mesmo que o exercício não seja tão intenso.

Dicas para minimizar as dores durante o inverno:

  • Agasalhar-se bem:

Manter o corpo aquecido, especialmente as extremidades: pés, mãos e cabeça. Isso facilita a melhor circulação sanguínea.

  • Prática de atividades físicas:

Muitas pessoas têm o costume de interromper a prática de atividade física nos dias frios. Porém, para evitar dores nas articulações nesse período, o recomendado é manter essas regiões em movimento. Aquecer o corpo antes do exercício é uma prática muito importante para ativar a circulação e prevenir lesões. Ao final da atividade, é recomendado alongar a musculatura trabalhada, a fim de promover um relaxamento muscular.

  • Utilizar bolsas de água quente:

Realizar compressa morna nas regiões com rigidez, com intuito de evitar a tensão muscular.

  • Cuidado com roupas apertadas:

O uso de roupas ou sapatos muito apertados gera uma pressão desnecessária em uma determinada região do corpo, provocando inchaço e agravando as dores. O ideal é usar roupas confortáveis e que permitam a movimentação.

  • Sessões de Fisioterapia ou Hidroterapia:

Tais atividades proporcionam uma maior mobilidade, uma melhora no fortalecimento e na flexibilidade muscular, promove um maior aquecimento do corpo, além de oferecer saúde e qualidade de vida ao paciente.

  • Exposição ao sol:

Tomar sol tem uma importância grande na prevenção das dores, o qual auxilia o organismo a metabolizar o cálcio e melhorar a saúde óssea.

 

Caso a dor persistir, o recomendado é procurar um especialista para diagnosticar e desenvolver um plano terapêutico adequado. Por isso, procure um Fisioterapeuta de sua confiança para que você continue desfrutando de uma vida saudável.

 

Fonte: g1.globo.com

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